O projeto do Ecoworking adota novas tecnologias

Atualizado: Set 10

O projeto da Ecoworking procurou adotar as novas tecnologias construtivas, sendo elaborado na metodologia BIM e seu processo construtivo utilizou em massa os princípios da essencialidade, acessibilidade e sustentabilidade.


CONCEITO

A Ecoworking é um espaço comunitário empresarial colaborativo que adota princípios da sustentabilidade e acessibilidade, desde o planejamento do edifício, sua construção, funcionamento e destino final (plataforma BIM), com aplicação de tecnologias verdes e de eficiência energética, com a utilização de energias alternativas, com redução (economia circular), reutilização e reciclagem de materiais, coleta e reuso de água fluvial, gestão de resíduos (zero waste), igualdade de oportunidades e tratamento para seus colaboradores, incentivo e valorização de fornecedores, respeito a diversidade, com a finalidade de prestar um excelente atendimento aos amigos e empresários.


FUNCIONAMENTO

O Ecoworking foi concebido para funcionar como um Ecossistema de Negócios (termo adaptado do conceito de ecossistema de inovação) que consiste em trabalhar de forma sistêmica em um ambiente colaborativo respeitando as regras e os princípios estabelecidos. Neste sentido, serão aceitos para fazer parte do Eco, unidades empresariais com foco em projetos de impacto, startups, projetos sustentáveis, serviços complementares e escritórios de profissionais liberais comprometidos com a ética e desenvolvimento da sociedade em que atuam.

Os negócios de impacto se caracterizam por serem iniciativas que visam algo além do lucro. São empreendimentos que oferecem inovações para melhorar a vida de pessoas. São negócios que transformarão a sociedade por meio de propostas de soluções de problemas como educação, moradia, acesso à justiça, agricultura, consumo, uso de água, saúde comunitária, diversidade e multiculturalismo, direitos humanos, universalidade e outros.


CERTIFICAÇÃO LEED

O Ecoworking postula a Certificação LEED™ como uma diretriz de projeto e método de certificação, com os objetivos de melhorar o bem-estar dos ocupantes da Ecoworking, aumentar o desempenho ambiental, o retorno econômico, e adotar práticas estabelecidas e inovadoras. Para obter a certificação LEED™ o projeto deverá satisfazer a todos os pré-requisitos e obter um número mínimo de pontos nos requisitos, de forma a atingir os índices propostos. Opção pela certificação para interior da Eco Galeria - LEED-CI: for comercial interiors.


CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE UTILIZADOS NO ECOWORKING

· Arquitetura tradicional – parte mantida original, modelo de casa construída para o Conjunto Dom Távora,

· Localização da edificação alinhada com os Pontos Cardeais – centro de captação de energia cósmica;

· Projeto de edificação elaborado na Plataforma BIM;

· Busca da Certificação LEED;

· Concentração em poucos fornecedores de materiais;

· Aplicação de princípios da Economia Circular – Zero Waste - ZW

· Treinamento da mão de obra – ênfase na segurança e medicina do trabalho;

· Cronograma de obra adaptado ao tempo e região;

· Reutilização de materiais existentes – PVC, Madeira, Telha e Areia e etc.;

· Permeabilidade - duas áreas estratégicas com revestimento de cimento modelo pisograma;

· Áreas verdes – pergolados, jardins suspensos e teto verde;

· Elevado Índice de aproveitamento de espaço na área construída;

· Eficiência Energética;

· Energias alternativas – fotovoltaica – módulo de 06 painéis e 03 micros inversores – matriz mista

· Aproveitamento da água fluvial – 99% de coleta e utilização de água da chuva – tanque com capacidade de 6 mil litros de água, + poço artesiano;

· Aproveitamento da água de ar condicionado;

· Ambiente colaborativo e de compartilhamento;

· Espaço físico para implantação de Negócios de Impacto;


12 visualizações0 comentário